No final do capítulo 3 do livro de Efésios, a partir do versículo 14, Paulo faz uma oração, para mim uma das mais belas do apóstolo. Eu tentarei aqui resumir o que o  autor fala para que possamos analisar melhor o que ele quer nos dizer.

  Ele inicia dizendo que gostaria que todos experimentassem o fortalecimento espiritual, mas essa força, ele mesmo explica, deve brotar do coração, por meio da fé e alicerçado no amor de Cristo. Só assim então é possível compreender a plenitude de Deus, sendo cada pessoa cheia dessa plenitude.

   Essa oração me emociona por que Paulo mostra aqui que o que Deus quer de nós não são conjuntos de rituais, mas um relacionamento de amor, um relacionamento contínuo que se desenvolve na medida em que cada parte se aproxima da outra, ou seja, na medida que eu me aproximo de Deus e Ele se aproxima de mim.

    A chave para todos nós sermos cheios da plenitude de Deus é desenvolver um relacionamento com Ele. Um relacionamento que acontece mais no nosso coração e menos em “locais sagrados”, com o derramar do meu coração para ele e não no cumprimento de regras.

Edgar Dallegrave