Dia 31 de outubro é um dia muito importante para mim, não, não tem nada ver com o “Halloween”, mas,   por que nesse dia comemoramos o aniversário da  Reforma Protestante, esse dia ficou marcado justamente por ser o dia em que Martinho Lutero pregou as suas 95 teses contra a venda de indulgências na igreja de Wittenberg.

Começava alí um dos mais marcantes movimentos religiosos do planeta. Até esse momento da história, o cristianismo estava nas mãos de algumas pessoas, elas diziam-se donas da verdade e somente elas podia ler e interpretar a Bíblia, ninguém mais. Essas pessoas usavam a fé e a ingenuidade do povo como queriam.

Por muitos séculos o cristianismo ficou nas mãos dessas pessoas que deturpavam a Bíblia, afastavam as pessoas do verdadeiro sacrifício de Cristo e pediam dinheiro de forma desmedida para manterem o seu luxo e sua opulência sob a alegação que estavam evangelizando.

Lembre-se, não estou falando a igreja evangélica atual, mas do catolicismo medieval que imperava em 1517. Precisamos sempre rever algumas coisas no passado para não nos tornarmos cegos como algumas figuras daquela época.

Que assim como Lutero propos em 1517, nós também estejamos sempre revendo a nossa fé e tirando o pó que o excesso de religiosidade coloca sobre a verdade do evangelho.

Edgar Dallegrave