Gálatas 5:16 diz: “Por isso digo:vivaem pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne”. Estse tem sido o versículo que mais tem desafiado o meu relacionamento com Cristo nesse ano. Viver pelo Espírito, para mim é impossível, e isso é óbvio, pois a vida pelo Espírito só acontece quando eu morro. Sem a morte da minha carne, a vida pelo Espírito jamais será operada.

  Esse é o maior desafio de nossa caminhada cristã, morrer para nós mesmos e viver a vida pelo Espírito Santo. Pois ele é a garantia de nossa salvação e, ao mesmo tempo, é a presença constante de Deus em nossas vidas, mas é necessário que eu sacrifique a mim mesmo diariamente.

    A vida pelo Espírito é infinitamente mais elevada que a vida mundana que podemos levar, a maioria de nós cristãos sabe disso, mas, a verdade é que vivemos uma vida na carne disfarçada de vida no Espírito. Quer um exemplo? Muitas pessoas frequentam a igreja, participam de seus grupos célula, praticam “boas ações”, lêem a Bíblia, etc. e, no fundo, bem lá no fundo, ainda permanecem materialistas, arrogantes, vingativas, rancorosas, iradas, mesquinhas, e a lista pode ser muito maior.

    Isso não é a vida pelo Espírito, essa ainda é a velha vida na carne, mas com uma roupagem “espiritualóide”. Se queremos mesmo obter vitória no nome de Cristo precisamos realmente deixar que Ele tome conta de nossa vida, e, quanto a nós, cabe morrermos, para que a habitação do Espírito em nós seja cada vez maior.


Edgar Dallegrave