Para nós, brasileiros, a Península Ibérica tem uma grande importância histórica. Foi nesse local, mais precisamente, na Espanha e depois em Portugal que o embrião de nossa nação surgiu. Foi no período de expansão comercial que primeiro os espanhóis lançaram-se ao Atlântico e atracaram na América e depois os portugueses que vieram ao seu encalço, o “Novo Continente” foi inicialmente dividido entre essas duas nações e depois disso outras nações despertaram os olhos e interesses.

Mas não quero aqui falar de história, mas sim de cristianismo, a história desses dois países é muito rica, mas a espiritualidade dessa região é pobre. Hoje o humanismo toma conta tanto da Espanha quanto de Portugal, por muitos anos a sociedade desses países tem olhado somente para “seu próprio umbigo”, a medida que suas nações foram se tornando ricas e poderosas a espiritualidade foi descendo e se tornando cada vez mais cética e árida.

Hoje, pela graça de Deus, temos ainda algumas pessoas, que Deus levantou, para levar seu amor e sua graça para essas pessoas. Já conhecemos o trabalho da família Custódio que trabalha no sul da Espanha. Domingo passado conhecemos o trabalho da família “El”, que está em Portugal.

Um dia os Portugueses viram no Brasil a possibilidade de expandir territorial e economicamente, mas hoje nós, brasileiros cristãos, podemos ver em Portugal a possibilidade de expandir o reino de Deus naquela nação!


Edgar Dallegrave