Você já deve ter ouvido alguma coisa sobre a igreja perseguida certo? Vou explicar rapidamente aqui: igreja perseguida é a forma como chamamos os cristãos que estão em áreas hostis ao cristianismo, isso acontece principalmente em locais onde a religião é considerada ilegal, como em algumas ditaduras totalitárias socialistas como Coréia do Norte e China, ou em países onde o cristianismo é  considerado uma religião ameaçadora, como na maioria dos países islâmicos.

Nesses locais, desclarar-se cristão é tão perigoso que pode lavá-los para a prisão, sofrer castigos físicos, tortura e até mesmo a morte. Por causa de toda esta hostilidade, os países que perseguem os cristãos, entre eles os países de maioria mulçumana, possuem a menor tacha de cristãos por habitante, algumas pessoas, de forma muito corajosa e determinada se colocam em risco e se voluntariam para ser missionários nesses países, para apresentar Cristo nessas nações, mas tudo isso é muito arriscado.

Mas está havendo um movimento diferente, pessoas desses países estão saindo de suas terras, eles estão indo para a Europa e para a América, e aqui estão tendo contato com uma cultura onde o cristianismo pode ser falado, expressado e expandido. Em Caxias não é diferente, a maior parcela de senegaleses que estão chegando em nossa cidade é mulçumana, mas aqui pode ouvir do evangelho, podemos aqui mesmo, evangelizar pessoas que jamais imaginaríamos. 

É realmente triste que exatas pessoas tenham que sair de suas casas, ainda mais nas condições em que fazem, mas, já que estão entre nós, que sejamos a luz de Cristo nas vidas delas.   
Edgar Dallegrave