Se aproximam as comemorações de Natal e uma musiquinha, dos idos de minha infância, ecoa em minha mente: “Natal, Natal das crianças; Natal da noite de luz; Natal da estrela-guia; Natal do Menino Jesus. Blim, blão,…Bate o sino na matriz; Papai, mamãe rezando para o mundo ser feliz. Blim, blão,…O Papai Noel chegou, também trazendo presentes para Vovó e Vovô”

O ritmo é contagiante, daquelas músicas que rapidamente aprendemos e repetimos. Mas hoje, penso ser oportuno refletir sobre o lugar que Cristo tem ocupado em nossos Natais. O que tem sido o Natal para nós? Que Natal temos apresentado para nossas crianças? A música tão “inocente”, falando de crianças, de felicidade e a ideia de que essa felicidade vem por meio de coisas trazidas pelo Papai Noel…embora a gente reze! Rezamos para quem? Seria para o menino Jesus? Jesus, citado na música depois da estrela-guia, da noite de luz e das crianças e que logo se dissipa como névoa, pois “Papai Noel chegou, trazendo presentes”!

Que nesse Natal possamos parar e dizer não a tudo que nos distrai de Jesus. Que prevaleça em nossas lembranças a cena do anjo dizendo: “… eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria […] vos nasceu […] o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2:10,11). Natal, nasceu o nosso Salvador! Isso não pode ser banalizado, nem trocado por luzes, Papai Noel e presentes…. E isso não quer dizer que o Natal precisa ser soturno e deprimente, como é para muitos. Talvez porque são inundados pela lembrança daquilo que lhes falta: a família reunida, presentes. Talvez porque as crianças cresceram…

Se lembrarmos que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (Jo1:14), que o fez por amor, de forma espontânea e que é acessível a todos, saberemos que no Natal de Jesus, aquele bebê que veio ao mundo de forma humilde é o maior presente! “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo […] para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3:17). Então, teremos razões para dizer Feliz Natal! Pois, se é assim para você, é impossível não ser feliz! Façamos como os anjos e comemoremos esse Natal “ louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lc 2:13,14).

Maristela Pierosan