“Mas Jesus, com um alto brado, expirou. E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.” Marcos 15:37-38.

Nos tempos de Jesus o templo de Jerusalém era o principal centro religioso dos judeus. Além de ser um ponto de peregrinação, era lá onde eram oferecidos os sacrifícios de animais para remissão dos pecados, lá também  se ensinava a lei de Moisés. Além disso, o templo era a própria casa de Deus. No local conhecido como Santíssimo Lugar era onde a presença dEle habitava. Esse local era separado do resto do templo por um véu, e somente o sacerdote, devidamente purificado poderia entrar lá.

Quando  Jesus deu seu último suspiro na cruz o véu do templo se rasgou e  hoje, não precisamos mais de um sacerdote pra fazer o intermédio entre nós e o Pai. Cristo é o sumo sacerdote. Além disso, com o véu rasgado Deus deixou de habitar em construções feitas por homens, e agora, seu espírito habita em nós: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos”, 1Coríntios 6:19.

Muito mais que nos dar a vida e nos livrar do pecado, a obra da cruz nos deu acesso direto a Deus, Jesus é a ponte que restaurou nosso relacionamento com Ele. Podemos  agora, nos relacionar com ele de uma forma orgânica, sem rituais e “burocracias” levando uma vida como Pai deseja que levemos, junto dEle. Contudo, precisamos investir nisso, devemos nos aproximar e buscar conhecê-lo cada vez mais, Somente assim, dia após dia nos aproximaremos mais dele.

Não há mais barreiras para o nosso relacionamento com o Pai, a não ser as colocadas por nós. O véu do santuário já não existe, entretanto, seguidamente nós mesmo o recriamos, colocamos obstáculos entre nós e o amor de Deus. Trabalho, estudos, hobbies, sentimentos de culpa, etc… são alguns desses “véus” que impostos por nós, nos afastam do Pai.

Devemos estar atentos a possíveis véus em nossas vidas, e pedir que Deus nos ajude a rompê-los e que assim possamos desfrutar ao máximo o presente que é o relacionamento com o Pai.
Lucas Sobroza