Ao escrever a sua carta aos cristãos de Roma, Paulo demonstra que tinha planos de ir até a Espanha para evangelizar, assim como ele mesmo já havia feito em tantos lugares. Como Aliança Pio X estamos muito próximos disso também, pois estamos enviando um grupo de jovens que servirão por duas semanas em um acampamento.

Estes jovens estão com uma grande tarefa em suas mentes e corações. Na época de Paulo o cristianismo era uma novidade na Espanha, na verdade a Espanha nem mesmo era um país como é hoje, ela era na verdade um longínquo reduto do Império Romano conhecido pelos seus excelentes balneários, as praias. Mas hoje, em pleno século XXI, a Espanha é um país consolidado, através das navegações ganhou força e poder durante a Idade Moderna. Ainda assim, a Espanha hoje está passando por duas grandes crises, sim, duas crises.

Uma crise é a econômica, os espanhóis estão passando pelo maior problema financeiro do país em muitos anos, muitos deles estão realmente preocupados com essa situação. Mas pouquíssimos espanhóis estão realmente preocupados com a segunda e, na minha opinião, a pior crise da Espanha, a crise espiritual. O país tem sido um terreno fértil para o humanismo, uma filosofia que tem como teoria a retirada de Deus de tudo, do público e do privado, e é por isso que hoje a presença de cristãos que queiram apoiar o cristianismo na Espanha é tão importante quanto  na época de Paulo, a muitos séculos atrás.

Estamos com vocês querido irmãos do Pio X.

Edgar Dallegrave