Você já deve ter ouvido a palavra integral em algum lugar, é uma palavra que está presente, ultimamente, nas revistas de alimentação, nas propagandas de produtos, ditos saudáveis etc. Mas o que é na verdade alimento integral? Alimento integral é considerado todo aquele que não passa por um longo processo de industrialização, com isso ele mantem todas, ou quase todas, as características que um processo industrial o faria perder. Só para você entender o que estou falando: a farinha de trigo branca, quando vira pão ou bolo é processada pelo nosso organismo como carboidrato, mas como ela é muito processada nosso organismo consome esse carboidrato quase da mesma forma que consome açúcar mas, se a farinha for integral, ela ainda terá preservado uma grande quantidade de fibras, e nosso organismo processará com mais rigor, e as fibras ainda ajudarão nosso organismo. É por esses e outros motivos que alimentos integrais são considerados mais saudáveis para nosso organismo.

     Se nosso organismo, mesmo tendo um pouco mais de trabalho, é melhor alimentado com alimentos integrais, acredito que a mesma fórmula serve para a nossa fé. Assim como temos sido bombardeados por alimentos processados e industrializados que não são saudáveis para o nosso corpo causando obesidade e muitas doenças, da mesma forma, temos sido bombardeados por uma teologia processada, fácil de absorver, cheia de adaptações e que tem feito do público evangélico um público mais “gordo” de informações sobre a Bíblia mas não um povo mais saudável teologicamente.

      O que precisamos realmente é nos alimentar da teologia integral, aquela que está na Bíblia, eu sei que ela parece ser mais difícil de compreender e aplicar, mas é justamente por isso que nos torna cada vez mais capazes e coerentes em nossa teologia.

    Se você já optou pela comida integral, parabéns, mas o próximo passo que precisamos dar é o da teologia integral.

Edgar Dallegrave