Estamos passando por um momento de disputa eleitoral expressa através dos mais diversos meios de publicidade e divulgação. Debates estão sendo realizados em todos os níveis, sejam eles frente a frente em canais de televisão, seja em entrevistas e propagandas eleitorais gratuitas quando um candidato questiona o outro e este responde o questionamento, e assim por diante.

    Diante dessa atmosfera, a questão sobre qual é o melhor sistema para uma nação sempre vem a tona. Será que o ideal é uma visão econômica mais liberal onde cada um tem a possibilidade de ascender socialmente a partir do momento em que tem sucesso em seus investimentos, ou será que é uma visão mais comunitária, onde as condições e oportunidades são mais igualitárias através da intervenção do estado? Essa discussão já tem se pautado por muito tempo e normalmente não há uma conclusão consensual  nas rodas de conversa. Mas o que a história nos mostra claramente é que, independente do sistema politico/econômico/social o caráter do ser humano, é sempre o grande problema, a sede por domínio e poder aliado à ganância fazem com que qualquer sistema seja cruel com as pessoas que o pertencem. É aí que entra o evangelho de Cristo, ele não vem para transformar uma estrutura social, pelo menos não no primeiro momento, ele vem para transformar as pessoas. Ao transformar as pessoas, consequentemente temos uma sociedade transformada. Tudo isso não quer dizer que não possamos ter as nossas convicções e opiniões politicas, mas com certeza não há movimento de transformação social mais impactante que o Reino de Deus.

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Mateus 15:19


Thomas Rates Pierosan