No dia 20 de Setembro muitas pessoas no Rio grande do Sul enchem-se de orgulho, é o dia em que mesmo pessoas que nasceram e cresceram na cidade vestem a tradicionais vestimentas “campeiras”, muitas farão churrascos e comemorarão o dia todo. Em muitas cidades, se o tempo assim permitir, acontecerá desfiles com pessoas enaltecendo os acontecimentos históricos da Revolução Farroupilha e enaltecendo a cultura gaúcha. Esse dia é realmente um dia muito importante para muitos gaúchos.

Em dias festivos e comemorativos, eu procuro lembrar sobre o verdadeiro significado deles, natal, páscoa, independência do Brasil, e assim vai, mas a Revolução Farroupilha tem um aspecto especial, e gostaria com isso de fazer uma ilustração.

Os membros do Partido Farroupilha queriam que o Império do Brasil fornecesse algum benefício para a província rio grandense, é claro essa luta não era apenas pelo charque como aprendemos, assim como as manifestações antes da copa não eram apenas por R$ 0,20. Como o império não atendeu as exigências, eles então queriam que a província fosse transformada em uma república, um novo país independente do Brasil.

A reflexão que gostaria de fazer é que nós, como discípulos de Cristo também estamos fazendo uma revolução, um período de lutas e batalhas que dura mais de dois mil anos, estamos tentando viver em um mundo no qual muitos dos seus valores não nos pertence mais, e mais do que isso, estamos tentando influenciar cada vez mais pessoas para fazerem parte de nossa “nova república”, baseada na graça de Cristo e em seus valores.

Vamos fazer juntos essa revolução!


Edgar Dallegrave